- Eras geológicas
- Camadas da terra
- Rochas
- Relevo
Eras geológicas
Após a formação da terra, os minerais densos afundaram e se concentraram no centro, construindo o núcleo do planeta. os minerais mais elevados produziram uma fina crosta que pouco a pouco se resfriou, dando origem ás rochas.Os gases que escapavam formaram a atmosfera. Quando a temperatura diminui, o vapor de água aí contido se preciptou, ocasionando grandes dilúvios, que deram origem aos mares e oceanos.
As primeiras formas de vida apareceram no mar só há 3,9 bilhões de anos (Era-Pré-Cambriana). No entanto, a vida demorou a se desenvolver plenamente. Foi só há 600 milhões de anos (Era Paleozóca, Período Cambriano) que os seres vivos começaram a se diversificar, evoluindo dos invertebrados primitivos e das plantas marinhas para peixes, anfíbios, répteis e insetos. No período Siluriano aparecem as plantas terrestres e as florestas de samabaias e coníferas, que, mais tarde, quando soterradas, originaram o carvão fóssil (Período Carbonífero). Na Era Mezozóica surgiram os mamíferos primitivos, as aves e as plantas com flores. Na Era Cenozóica, Período Quaternário, ocorreu o desenvolvimento dos mamíferos e dos seres humanos.
Camadas da terra
O planeta terra é dividido em três camadas: crosta terrestre, manto e núcleo, dispostas de maneira concêntrica. A seguir o resumo de cada uma:
- Crosta terrestre ou litosfera: é a camada externa da Terra, servindo de suporte para as formas de vida. É dividida em duas: crosta continental, com espessura média de 40 km, formada no início do pré-cambriano (mais ou menos 4,5 bilhões de anos), constituída por SIAL (rochas a base de silício e alumínio); crosta oceânica, com espessura média de 7 km, formada no final do paleozóico permiano (mais ou menos 250 milhões de anos), contituída por SIMA (rochas a base de silício e magnésio).
- Manto: ou camada intermediária, é constituído por material ígneo (magma) a aproximadamente 3000 ºC, com espessura aproximada de 3100 km.
- Núcleo: é a camada mais interna do planeta, formada pó NIFE (níquel e ferro) a elevadas temperaturas; possui aproximadamente 6370 km de raio. Os geofísicos sugerem que no centro do núcleo há um imenso cristal de ferro girando a velocidades mais altas que a de rotação da Terra. Esse cristal seria um dos responsáveis por esse movimento.
Rochas
As rochas são compostos minerais sólidos presentes na litosfera. São divididas em três grandes grupos:
- Rochas magmáticas ou ígneas _ são aquelas formadas a partir do resfriamento do material ígneo do interior da Terra; são subdivididas em dois grupos:
- Rochas ígneas intrusivas _ formadas pelo resfriamento muito lento (milhões de anos) do magma no interior da crosta. São as rochas mais antigas da Terra. Ex: granito, sienito e diabásio.
- Rocha ígnea extrusivas _ formadas pelo rápido resfriamento da lava vulcânica em contato com a água dos oceanos ou com a atmosfera. Ex: basalto, riólito e vidro basáltico.
- Rochas sedimentares ou rochas secundárias _ são formadas a partir de sedimentos arrancados de outras rochas pela erosão depositada em regiões de relevo rebaixado. Ex: arenito, siltito, argilito e calcário.
- Rochas metamórficas _ são rochas que tiveram suas características físicas alteradas em função da variação de pressão e temperatura no ambiente onde se encontram. Ex: calcário mármore, arenito quartzito, argilito ardósia.
Relevo
- Montanhas _ são as formas de relevo mais elevadas formadas pelo choque de placas tectônicas que formam as cordilheiras (agrupamento de montanhas). A montanha mais alta do mundo é o pico do Everest com 8848 m de altitude, localizada na cordilheira do Himalaia na Ásia, entre a China, índia e Nepal.
- Planaltos _ são áreas elevadas constantemente erodidas. São formadas de relevo predominantemente no Brasil.
- Planícies _ são áreas de relevo plano, baixo, e formadas por grandes depósitos sedimentares de origem pluvial, fluvial, lacustre ou marinha.
- Depressões _ são áreas de relevo deprimido que se encontram entre os planaltos e as planícies. Podem ser: depressões absolutas, quando estão a baixo do nível do mar. Ex: depressão do mar Morto, entre a Jordânia e Israel, no Oriente Médio; e depressões relativas ou periféricas, quando estão mais baixas do que os terrenos ao redor. Ex: depressão da borda leste da bacia do Rio Paraná, nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.